Rio Guaporé causa preocupações

Rio Guaporé causa preocupações

O rio Guaporé hoje está com seu nível dentro das expectativas e de sua média histórica para esta época do ano. Mas, as noticias de uma possível enchente nas cabeceiras e nos rios bolivianos formadores do Madeira tem causado apreensão e tirado o sono de moradores dos municípios ribeirinhos como Costa Marques e Guajará Mirim. Pois o fantasma da mega enchente de anos anteriores é muito viva ainda na memoria da população.

Também se deve levar em conta que o Guaporé tem uma característica única, a cheia por represamento. Ou seja, sofre uma influencia direta das cheias do Mamoré e do Madeira, que ao elevarem seus níveis reduzem a vazão e causam um efeito desastroso para os moradores, isolando diversas comunidades, como já se passou em passado recente.

Considerando que espera-se um mês de Março com altos índices de chuvas em todo o estado e também nas regiões dos departamentos bolivianos do Beni, Pando e Santa Cruz as apreensões são grandes e parte da população já se prepara para uma elevação anormal dos níveis do rio.
Fonte: Jornal Correio do Vale

Habilidades

Postado em

07/02/2018

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *